Valdir Terrazan

Valdir Terrazan iniciou sua carreira pública a convite do saudoso ex-Prefeito de Campinas, Magalhães Teixeira, quando foi candidato a Vereador em 1992. Logo após as eleições, assumiu a função de assessor junto a Secretaria de Ação Regional Norte (SAR NORTE), quando então prestou relevantes serviços para o Município de Campinas, tendo atuado, entre outros, na elaboração do Plano Local de Gestão Urbana de Barão Geraldo, elaboração e execução de projetos das obras viárias PUCC/UNICAMP e implantação do “Espaço Esperança” no Bairro São Marcos.

 

Foi assessor parlamentar dos Deputados Eduardo Coelho e Carlos Sampaio, sendo que no exercício dessas suas atividades participou da implantação do Poupa-Tempo na cidade de Campinas, viabilização da construção das novas pontes no Bairro Recanto dos Dourados, viabilização da construção do retorno sob a Rodovia Adhemar de Barros, próximo à Fazenda Monte D’Este, quando ainda era assessor parlamentar do Dep. Fed. Carlos Sampaio e também obtiveram juntos a liberação para iluminação pública da Rodovia   Milton Tavares de Souza, que se encontra em vias de implantação, bem como a gestão junto aos órgãos públicos para fins de auxiliar as entidades beneficentes.

Eleito Vereador no ano de 2004, tem se mostrado um político combativo, não cedendo em suas convicções quanto aos caminhos a serem seguidos para fins de atendimento ao interesse dos cidadãos de Campinas e condução da Administração Pública em observância da moralidade, probidade administrativa e fidelidade partidária.

Como Vereador, foi autor do requerimento de instalação da Comissão Especial de Investigação das obras da Rua 13 de Maio, da qual foi Presidente, tendo concluído os trabalhos demonstrando as responsabilidades por atos ilegais e ilícitos praticados pela Administração da época, com encaminhamento do Relatório Final ao Ministério Público para o fim de responsabilização dos envolvidos. 

Foi autor ainda de requerimento para abertura de Comissão Especial de Inquérito para fins de investigação dos contratos de lixo na cidade de Campinas, o qual, porém, não foi aprovado pela Câmara Municipal, porém conseguiu sua instalação através de liminar concedida pela justiça. Presidiu a referida Comissão e após os trabalhos concluídos, o processo foi encaminhado ao Ministério Público.

Atualmente tem lutado incansavelmente contra a INDÚSTRIA DAS MULTAS em Campinas, que afeta não só os motoristas Campineiros, mas sim a todos os motoristas do Estado de São Paulo que necessitam se locomover para a cidade de Campinas, que acabam sendo vítimas da “ganância arrecadatória” do expediente utilizado pela Administração Pública.

Foi autor de diversos projetos de lei de relevância, tais como, lei autorizativa para o Município de Campinas instalar redes públicas de saúde para atendimento de pacientes com diagnósticos de baixa e média complexidade, através de parcerias com entidades filantrópicas, conforme modelo implantado pelo então prefeito e atual governador do Estado José Serra; lei que obriga a Rádio Educativa destinar 15% de sua programação à divulgação dos trabalhos de compositores e cantores de Campinas, fomentando o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas da população; lei de parcelamento de débitos tributários para empresas em Recuperação Judicial, visando a preservação dos empregos diretos e indiretos que se encontram ameaçados; lei obrigando os centros de saúde a afixarem em local visível os nomes dos profissionais de saúde que prestam serviços na unidade para fins de possibilitar a fiscalização por parte da população usuária dos serviços de saúde; lei com o objetivo de inibir a iniciação do hábito de fumar, principalmente voltado às crianças e adolescentes; lei que proíbe a utilização das caixas de correio das residências para fins de divulgação de propaganda comercial, objetivando preservar o recebimento de correspondência pessoal entregue pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lei aprovada que institui a Copa Barão no Calendário Esportivo de Campinas e muito mais.

No exercício de suas atividades parlamentares, Valdir Terrazan foi autor ainda de centenas de requerimentos, indicações, moções e ofícios, destacando-se a moção encaminhada ao Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de trazer para o Centro Infantil Boldrini os aparelhos Ciclotron e Pet-CT, visando o desenvolvimento da medicina nuclear, que traria benefícios para toda a população do Estado de São Paulo.

Em enquete realizada pelo Correio Popular de Campinas logo no início do mandato, o Vereador Valdir Terrazan obteve a maior nota dentre os vereadores, demonstrando desta forma que além do empenho como legislador também sobressaiu no desempenho de conhecimentos do funcionamento da Câmara Municipal de Campinas.

Tem se pautado pela ética e moralidade desde o inicio de sua carreira política pertencendo desde então a um único partido, praticando desta forma a fidelidade partidária.